quinta-feira, 21 de julho de 2011

Assalto ao Banco Central








Dia 22 de junho de 2011 estréia em todo o Brasil o filme: Assalto ao Banco Central,primeiro filme dirigido pelo então diretor de novelas Marcos Paulo.

O filme aborda o maior assalto a banco já visto no Brasil. Detalhe que nesse assalto não foi preciso disparar nenhum tiro, o que torna ainda mais surpreendente. Porém, o intuito desse post é questionar a seguinte situação: Quando cineastas decidem fazer filme sobre “bandidos” isso pode enaltecer o que os mesmos fizeram ?

Temos alguns filmes que assim como: Assalto ao Banco Central abordaram ações de criminosos: Salve Geral (filme que aborda o dia que o PCC parou São Paulo), Vips (Que conta a história de Marcelo Nascimento Rocha que se passa pelo filho do dono de uma grande empresa aérea)o próprio Wagner Moura que interpretou Marcelo nesse filme disse que no começo não queria fazer o filme,justamente por achar que estava se dando crédito demais a um bandido,porém mudou de idéia e acabou aceitando o papel.

Será que vale a pena fazer um filme que aborda esse assunto? Até onde incentivamos para que esses crimes sejam cometidos e se torne filme?



Um comentário:

  1. Olá Helena !!
    Acho que filmes neste sentido não enaltecem o que os "bandidos" fizeram. É claro que gera um pouco de dúvida a respeito e até uma certa polêmica, mas por outro lado acho válido do ponto de vista da "ficção" cinematográfica registrar um fato que acabou sendo marcante, mesmo sendo de cunho negativo.

    Parabéns pelo post !

    Renato Monteiro

    ResponderExcluir